Motores Japoneses – A VDA disponibiliza o Top 5!

É de conhecimento geral que os motores japoneses são dos mais potentes que se podem encontrar no mercado.

Então, aqui vai:

1. Família Honda K Series

motores japoneses

Em quinto lugar temos a família de motores Honda K Series. Esta introduziu uma evolução do sistema de abertura variável de válvulas VTEC. Desta forma, evoluiu a i-VTEC. Comparativamente à primeira válvula, a i-VTEC manteve os 4 cilindros mas apresentou uma cilindrada muito superior à anterior. Consequentemente, passou para os 300 cavalos. Alguns modelos Accord e Civic estão equipados com esta “besta”.

2. Mitsubishi 4G63

Este era o motor mais usado nos modelos de automóveis que a Mitsubishi produziu. Teve o seu começo com o Galant VR-4 e ainda chegou a receber uma ajudinha da AMG. No entanto, onde o motor visou e conquistou foi nos Mitsubishi Evolution. Consequentemente, venceu nas corridas e destacou-se junto do público em geral. Por isso, este motor equipou os mais amados modelos de gama Evolution. Apesar disso, o seu fim chegou devido às restrições ambientais que lhe apresentavam.

3. Nissan RB26DETT

Este motor esteve presente entre 1989 e 2002 nos modelos Nissan GT-R, R32, R33 E R34. O motor contava com 6 cilindros em linha e apresentava uma cilindrada de 2.6, ainda, contando com 280 cv de potência. Assim sendo, estas bases foram das mais exploradas pelos amantes do tuning japoneses, chegando a superar os 500 cv.

4. Toyota 4A-GE

Por uns amado, por outros nem tanto assim. No entanto, este motor tinha alma.
Este motor equipou alguns modelos da Toyota como o AE86 Sprinter Trueno e AE86  Corolla Levin entre os anos de 1983 e 1991. Posto isto, em primeiro lugar, apresentava apenas com 130 cv de potência. Então, era muito leve e fiável. Ou seja, era o ideal para os pesos leves da Toyota da altura.

5. Toyota 2JZ-GTE

Chegamos à posição número 1 do top, então tinha que ser algo bombástico. Motor do Toyota Supra. Este motor é a compressão de todo o conhecimento que a Toyota possuía. É um daqueles motores que de origem produzia apenas 280 cv, ainda que, com as devidas alterações e configurações pudesse aguentar com mais de 1000 cv de potência. Então, e ainda hoje, é uma das mecânicas mais requisitadas no mundo do tuning. Para além de capacidade de alteração do carro, também é um automóvel altamente fiável. Então, é relativamente fácil encontrar acessórios compatíveis.

Já nos segue nas redes sociais? Facebook & Instagram