“Automóvel – Um poço de problemas” – Quem nunca ouviu esta expressão?
Quem nunca se deparou com problemas inesperados no que toca ao bom funcionamento do seu veículo?
Tudo o que uma pessoa quer, é entrar no carro, ligar a ignição e fazer-se à estrada, isto é, seguir caminho. Contudo, por vezes não é possível. Isto porque, todos os dias o carro se desgasta naturalmente e exige ao condutor uma atenção importante aos vários sinais que o mesmo apresenta e que comprovam realmente que alguma coisa não está bem com o seu automóvel.
Hoje, a VDA Peças vem apresentar 7 sinais que o seu carro automóvel lhe dá:
Luzes
Em primeiro lugar, são as luzes e sinais visuais que são mais evidentes de que algo não está bem. Estas luzes indicam os problemas, os alertas e também as funções que estão em utilização. A partir daqui, destacamos 2 sinais luminosos diferentes:
-
Luzes amarelas
Em regra geral, as luzes amarelas são sinónimo de problemas. Porém, não impedem o bom funcionamento do veículo. Até porque, algumas dessas luzes representam:
- sistema de travões ABS comprometido;
- problemas na direção hidráulica ou elétrica do veículo;
- má pressão nos pneus;
- reservatório de combustível está na reserva.
-
Luzes vermelhas
Estas associam-se a falhas graves no veículo e recomendam a paragem imediata. Certamente, este aviso surge como um ponto de exclamação ou apenas um “STOP”.
Os principais problemas que provocam esta advertência são:
- problemas no airbag;
- falta de carga na bateria;
- falhas no sistema de óleo do motor;
- aumento significativo do nível de temperatura;
- falta de uso de cinto de segurança ou portas abertas.
Ruídos
Existem ainda outros avisos que o carro emite quando alguma coisa não está bem. Estes servem para identificar possíveis problemas que o automóvel ou o motor possam ter.
De modo a entendermos alguns destes ruídos:
-
Ruído agudo quando carrega no travão
Quando ouvir um género de assobio quando carrega no travão é porque alguma coisa está errada com os calços. Ou seja, é importante ver uma oficina!
Se acabou de as trocar, é porque o material ainda não se adaptou e convém fazer uma manutenção. No entanto, se o barulho for mais forte e agudo é porque o calço atingiu o seu limite e precisa de ser substituído.
-
Ruído contínuo durante a direção
Já esteve a conduzir e reparou num som contínuo vindo das rodas? Tudo indica que os rolamentos estejam danificados.
-
Barulhos ao fazer curvas em baixa velocidade
Se sentir alguma dificuldade em fazer uma curva ou ouvir o pneu chiar quando a fizer, isto é porque o carro não deverá estar bem alinhado. Isto vai gerar um excessivo consumo de combustível e exige ao pneu um desgaste desnecessário.
-
Ruídos passar por obstáculos
Quando passar por um buraco ou lomba e o automóvel não fizer nenhum som estranho então aí está tudo bem. Isto é, um som que aparente serem peças soltas. Por outro lado, se o fizer e o carro apresentar um ranger na suspensão é porque algo não está bem. Sendo assim, é aconselhável consultar um profissional e identificar a origem do problema. A partir daí, executam-se as operações necessárias até resolver o assunto.